quarta-feira, 31 de julho de 2019

A Historia do Bordado Crivo

Bom Dia Amigas!
Hoje ultimo dia do mês e meu ultimo poster falando de bordados.
Encerro este mês falando do bordado que amo fazer, afinal fiz uma pagina por causa dele.
Bordado Crivo é feito com linhas sobre fios contados, desfiados ou não, formando vários motivos. Para acabamentos de toalhas, panos de copa e outras peças.
Este Bordado é um tipo de trabalho que tem antiga tradição em Portugal e no Norte e Nordeste do brasil chamamos de crivo.
A variação da técnica também conhecida como Bainha Aberta, pode ser encontrada de três maneiras: Crivo sem corte, Crivo com corte e Falso Crivo.
O crivo é um dos bordados mais típicos da herança açoriana. Parte da desconstrução do tecido, que precisa ser desfiado e coloca-se no bastidor e depois é tapar, urdir e casear. As mulheres nordestinas bordam durante à espera do marido pescador que se lançavam ao mar e demoravam meses e meses. Este costume foi trazido para Santa Catarina. Assim surgiram, além do crivo e da renda de bilro, o ponto labirinto, o ponto corrente açoriano, o ponto corrente alemão, ou ponto Blumenau, o ponto perna cheia. A rebuscada sinuosidade de flores e folhas do bordado Richelieu difundiu-se Brasil afora e estão presentes também em Santa Catarina. Este bordado pode-se forma um tipo de renda executando um trabalho e puxando os fios do tecido. Para este bordado usamos tecidos como o linho, cânhamo fino ou grosso, etamine e sacaria.
Os pontos mais usados são principalmente o ponto ilhós, ponto inclinado, ponto caseado, ponto ajour, ponto colmeia e muitos outros.
E para aquele que como eu ama o Bordado Crivo e ainda não conhece nem curtiu minha página por favor vai lá e se gostar curti, compartilhar e fique a vontade, se já conhece e curtiu fico feliz! Obrigada
#Bordadocrivosiciliano #historiadobordado #crivo #embroidery #jucaramedeiros #embroideryart #happy #embroiderydesegn #handmade #criatividade #arte #embroidelicious #ilhós #love #needleword #art #amorpelaarte #artesanato #feitocomamor #artesmanuais

 

terça-feira, 30 de julho de 2019

30 de Julho Dia Mundial do Bordado

AMO
BORDAR

Olá Amigas Bordadeiras
Vocês sabiam que hoje é o Dia Mundial do Bordado?
O Dia Mundial do Bordado foi criado, em 2011, por iniciativa do Täcklebo Broderiakademin (Academia de bordado de Täcklebo) em Vismarlöv, na Suécia. A intenção do grupo é de espalhar a importância do bordado pelo mundo. Incentivando e inspirando pessoas na arte de bordar e fazer dela não só um oficio como também um lazer e uma terapia.
A importância do bordado deve ser reconhecida e comemorada, deve se espalhar por todo o mundo. Vamos fazer do bordado uma inspiração para as pessoas se envolverem com criatividade e melhorarem suas relações entre países e pessoas.
O bordado é uma arte milenar e é incontestável sua presença nas antigas civilizações.
Bordar é movimento, é atividade física e mental. Você se conecta a outras pessoas. É atividade de arte e faz o cérebro liberar SEROTONINA, e serotonina regula o sono e o apetite e aumenta o humor.
Bordar rejuvenesce, alegra. Sinta-se bem. Borde!
Que tal neste 30 de julho a gente fazer um dia cheio de criatividade para o bem da paz e liberdade que este dia seja inspirador para todas nós.
Então vamos BORDAR?
#diamundialdobordado #happyworldembroideryday #bordado #broderie #ricamo #jucaramedeiros #needleword #embroidery #love #worldembroideryday #internationalembroideryday #bordar

A Historia do Bordado Crivo Siciliano ou Sfilato 700

Bom Dia Amigas!
Um resumo da historia do bordado.
O crivo Siciliano ou Sfilato siciliano tem este nome por conta da Sicília na Itália.
É difícil estabelecer com certeza a data de nascimento desta técnica, mas os trabalhos mais antigos encontrados sugerem que as suas origens remontam ao período de Norman, entre 1200 e 1300. Durante séculos, o bordado da Sicília permanecerá uma arte elitista. Desde então, consciente da bagagem cultural que recebeu por séculos de suas mães, elas passam seu aprendizado como um dote.
Mas em 1860, após o confisco dos bens da igreja pelo estado, as irmãs foram obrigadas a trabalhar para ganhar a vida e dessa forma contribuir a divulgação dessa técnica de bordado.
No primeiro pós-guerra nasceram as primeiras escolas do bordado especialmente na parte oriental da ilha, nas províncias de Siracusa, Ragusa e Catania (particularmente em Acireale). Hoje, as escolas do bordado sicilianos são encontrados apenas em Ragusa (particularmente em Comiso e Chiaramonte Gulfi ) e na província de Siracusa ( Solarino ).
Existe 3 formas de fazer este bordado( '400' 500 - 700).
No Sfilato '400. Desfia se formando a tela ai com um gráfico vai bordado com o ponto de passagem formando o desenho, no resto da tela que sobra a gente faz a urdida ou seja criva, depois faz os contorno com ponto reto.
No Sfilato '500. Desenha o motivo que vai ser bordado, ai desfiar em volta do desenho desejado, faz-se a urdida(criva) só depois contorna todo este desenho com ponto reto e a volta(moldura) do bordado.
No Sfilato '700. Desfia se onde vai ser bordado faz a urdida, ou seja, criva, com um gráfico vai formando o bordado com o ponto de passagem que também é chamado de remendo.
Este da foto é o siciliano 700 e tem passo a passo na minha pagina Bordado Crivo e Outros. Link abaixo.
https://www.facebook.com/pg/bordadocrivo/photos/?tab=album&album_id=1227701627268991
#Bordadosiciliano #historiadobordado #sfilato700 #bordadocrivo #bordadocrivolabirinto #crivo #embroidery #embroideryart #jucaramedeiros #happy #embroiderydesegn #handmade #criatividade #arte #embroidelicious #love #needleword #amorpelaarte #artesanato #feitocomamor #artesmanuais

 

segunda-feira, 29 de julho de 2019

A Historia do Bordado Crivo Labirinto ou Renda Labirinto

Bom Dia Amigas!
Um resumo da historia do bordado.
Hoje vamos conhecer um pouco do Bordado Crivo Labirinto.
Bordado Crivo Labirinto ou Renda Labirinto
É também conhecido por crivo ou, simplesmente, labirinto, é uma espécie de bordado tradicional do Brasil. Produzido a partir de tecidos finos, especialmente o linho, o artesanato deriva de uma gama extensa de trançados europeus, introduzidos no Brasil por intermédio da colonização portuguesa em idos do século XVII. Em território tupiniquim, a arte se desenvolveu de forma distinta, combinando diversos elementos da cultura branca a tradições litorâneas já existentes. A técnica do labirinto, permite a confecção de uma grande diversidade de gravuras, utilizando-se, apenas, do entrelace conveniente de fios sobre uma trama têxtil em forma de tela. Tal tela, derivada do desfiamento específico do linho ou outro pano semelhante, margeia-se de uma porção de tecido preservado, o qual forma meandros e figuras alongadas semelhante às paredes de um labirinto. As imagens bordadas, por sua vez, ilustram representações bem mais complexas, em especial, formas vegetais estilizadas, havendo grande preferência pela criação de folhas, flores, palmas e gavinhas.
PS: Imagem achada na net, este não foi eu que fiz.
#Bordadorendalabirinto #historiadobordado #bordadocrivo #love #bordadocrivolabirinto #renda #embroidery #art #embroideryart #jucaramedeiros #happy #embroiderydesegn #handmade #criatividade #arte #embroidelicious #needleword #amorpelaarte #artesanato #feitocomamor #artesmanuais

 

domingo, 28 de julho de 2019

A Historia do Bordado Bainha Aberta ou Drawn-thread embroidery

¸¸.✻🧶🧵📍✻.¸¸.
Bom Dia Amigas! 
Um resumo da historia do bordado.
Hoje vou falar de um bordado que amo fazer.

Bordado Bainha Aberta ou Drawn-thread embroidery
A Bainha Aberta como é conhecida aqui no Brasil, recebe nomes distintos pelo mundo a fora, na Espanha são chamadas de Vainicas, na Itália são conhecidas por Sfilatures e nos Estados Unidos encontrei com as denominações de “drawn thread work” e “open-work”. As bainhas abertas de forma geral é uma arte em bordado que trabalha a partir de pontos simples, o que não significa fácil, ao contrário, requer antes de tudo o exercício repetido de pontos básicos e simples, a fim de criar ou desenvolver na bordadeira a habilidade com as agulhas, produzindo com a repetição pontos cada vez mais regulares e perfeitos. A Bainha Aberta é uma técnica a fios contados, ou seja, tal como o Ponto Cruz e o Hardanger é uma técnica que se caracteriza pela retirada de fios da trama do tecido, podendo ser retirados de um a vários fios. Após a retirada desses fios será executado o trabalho de bordado, reconstruindo a trama de forma decorativa.

#Bordadobainhaaberta #historiadobordado #bainhaaberta #love #drawnthreadembroidery #vainica  #embroidery #embroideryart #jucaramedeiros #happy #sfilatures #art #embroiderydesegn #handmade 

#criatividade #embroidelicious #needleword #amorpelaarte #artesanato #feitocomamor #artesmanuais

sábado, 27 de julho de 2019

A Historia do Bordado em Fio Puxado ou Fio Agrupado (Pulled-thread)

Bom Dia Amigas!
 
Um resumo da historia do bordado

Hoje quero falar de um bordado que parece com o crivo.

Bordado em Fio Puxado ou Fio Agrupado (Pulled-thread)
A técnica do fio puxado é também conhecida como tecido puxado. Ela não deve ser confundida com o chamado bordado de fios tirados (crivo). 
Nesta técnica são criados furos no tecido produzindo um efeito rendado obtido ao puxar a linha firmemente, sem retirar ou cortar fio algum.
Considera-se que a origem do Fio Agrupado ou Fio Puxado, ocorreu no século XVII.
No século XVIII, o fio puxado tornou-se uma técnica importante e foi chamado de “tecido bordado em rendas”. Nessa ocasião as rendas na Alemanha, França e nos Países Baixos eram caros para qualquer pessoa, de forma que as mulheres começaram a bordar em lenços finos de linho, colarinhos, punhos e saiotes para dar uma imitação de rendas. Isso permitiu que as classes inferiores pudessem embelezar suas roupas. O Fio Agrupado do século XVIII evoluiu para se tornar nos dias atuais um bordado fino, geralmente monocromático, sempre usando branco ou creme. Hoje já temos encontrado principalmente na Itália bordados com Fios Agrupados Coloridos.
PS: Imagem achada na net.

#Bordadoemfiopuxado #historiadobordado #Pulledthread #artesanal #embroidery #embroideryart