quarta-feira, 31 de julho de 2019

A Historia do Bordado Crivo

Bom Dia Amigas!
Hoje ultimo dia do mês e meu ultimo poster falando de bordados.
Encerro este mês falando do bordado que amo fazer, afinal fiz uma pagina por causa dele.
Bordado Crivo é feito com linhas sobre fios contados, desfiados ou não, formando vários motivos. Para acabamentos de toalhas, panos de copa e outras peças.
Este Bordado é um tipo de trabalho que tem antiga tradição em Portugal e no Norte e Nordeste do brasil chamamos de crivo.
A variação da técnica também conhecida como Bainha Aberta, pode ser encontrada de três maneiras: Crivo sem corte, Crivo com corte e Falso Crivo.
O crivo é um dos bordados mais típicos da herança açoriana. Parte da desconstrução do tecido, que precisa ser desfiado e coloca-se no bastidor e depois é tapar, urdir e casear. As mulheres nordestinas bordam durante à espera do marido pescador que se lançavam ao mar e demoravam meses e meses. Este costume foi trazido para Santa Catarina. Assim surgiram, além do crivo e da renda de bilro, o ponto labirinto, o ponto corrente açoriano, o ponto corrente alemão, ou ponto Blumenau, o ponto perna cheia. A rebuscada sinuosidade de flores e folhas do bordado Richelieu difundiu-se Brasil afora e estão presentes também em Santa Catarina. Este bordado pode-se forma um tipo de renda executando um trabalho e puxando os fios do tecido. Para este bordado usamos tecidos como o linho, cânhamo fino ou grosso, etamine e sacaria.
Os pontos mais usados são principalmente o ponto ilhós, ponto inclinado, ponto caseado, ponto ajour, ponto colmeia e muitos outros.
E para aquele que como eu ama o Bordado Crivo e ainda não conhece nem curtiu minha página por favor vai lá e se gostar curti, compartilhar e fique a vontade, se já conhece e curtiu fico feliz! Obrigada
#Bordadocrivosiciliano #historiadobordado #crivo #embroidery #jucaramedeiros #embroideryart #happy #embroiderydesegn #handmade #criatividade #arte #embroidelicious #ilhós #love #needleword #art #amorpelaarte #artesanato #feitocomamor #artesmanuais

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário