sexta-feira, 5 de julho de 2019

A Historia do Bordado Hardanger

Bom Dia Amigas!
Sexta-feira dia 5 de Julho.
Este mês por ser o mês do Dia Mundial do Bordados, resolvi falar sobre os bordados é um pequeno resumo da historia.

Bordado Hardanger ou Renda de dedo ou Redendê
O bordado Hardanger como conhecemos hoje tem suas raízes na Noruega. Mas acredita-se que se originou na antiga Pérsia, hoje Irã, e em outras áreas do Oriente Médio.
Durante o Renascimento esta forma primitiva de bordado espalhou para a Itália, onde ele evoluiu para o italiano Reticello e rendas de Veneza. Basicamente, as bordadeiras trabalham sobre tecido desfiado. Por meio de uma variedade de pontos, entre eles o caseado, parte dos fios são contados e preservados e parte dos fios é cortada, deixada em aberto, formando desenhos geométricos, inclusive uma variedade de estrelas, a mais famosa delas é a de oito pontas. Este bordado é elaborado com agulha, linha e tesoura. A bordadeira corta o tecido em quadrados, losangos ou triângulos. Com o auxílio de um bastidor vai unindo-os com linhas brancas ou coloridas, formando barras. Por vezes este bordado é enriquecida com detalhes em outros pontos. Originalmente chamada de Norwegian Drawn Work, acabou conhecido como Hardanger, por ter florescido a partir do século XVI no Fiorde Hardanger, no Noroeste de Stavanger. Entre 1650-1850, este tipo de bordado passou a ser usado na confecção do chamado bunads (trajes nacionais noruegueses), bem como em outros itens de vestuário, além de tapetes, cortinas, colchas e toalhas de mesa.
O bordado Hardanger é chamado de Redendê ou renda de dedo no nordeste do Brasil, ele é típico nesta região, feito nos estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe.

#embroidery #bordadohardanger #historiadobordado #artesanal #amorpelaarte #embroideryart #euquefiz #jucaramedeiros  #embroiderydesegn
#criatividade #embroidelicious #artesanato #art
#handmade #needleword #handcraft #happy #love #feitocomamor #artesmanuais #hardanger #arte #bordar





Nenhum comentário:

Postar um comentário