quarta-feira, 10 de julho de 2019

A Historia do Bordado Livre

¸¸.✻🧶🧵📍✻.¸¸.
Bom Dia Amigas!
Um pequeno resumo da historia do bordado.

Bordado Livre
O bordado teve desde suas origens uma função essencialmente estética e não utilitária, e por isso se tornou um campo muito atraente para a arte popular.
Bordado é a arte de ornamentar os tecidos com fios diferentes, formando desenhos. Esse trabalho executa-se à mão.
Um tipo comum de Bordado, isto é, bordado sobre riscos, transferidos para o tecido. O bordado livre é chamado dessa forma porque não trabalha com pontos contados como, por exemplo, o ponto de cruz e o vagonite. Compreende inúmeros pontos diferentes, existem mais de 500 pontos diferentes para bordado livre. Esses pontos são feitos sobre um tecido cuja trama não é uniforme. Deve ser um tecido, no tamanho que lhe convier, espaçado a olho, o que permite mais criatividade. A escolha dos pontos depende de cada pessoa, embora alguns sejam usados de forma mais específica que outros.
A ideia é preencher algum desenho criado sobre a trama. Para isso os pontos são bordados seguindo o contorno traçado com lápis de marcar solúvel em água ou qualquer outro material (como carbono) cujas marcas desapareçam posteriormente. A dica é usar sempre um bastidor para evitar que o tecido se enrugue. Quanto à linha, é mais indicado se use linha de bordar do que as outras, como de tricô (mas há quem as use!). Os pontos básicos para bordado livre: Ponto Atrás, ponto alinhavo, corrente, margarida, nó francês, ponto haste e etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário